Mais um ano que termina... e de repente, percebemos que na expectativa de um novo ano, nossos pensamentos se voltam ao que construímos de significativo e expressivo para nós e nossos descendentes. Ultimamente temos refletido bastante sobre o que deixaremos de herança às gerações futuras. Nossas principais preocupações se respaldam no fato de que a vida no Planeta Terra está se tornando cada vez mais ameaçadora à nossa saúde. Todos nós sabemos que ser saudável é fundamental para vivermos bem e aproveitarmos tudo aquilo que conquistamos em termos materiais e tranqüilidade emocional. Conseqüentemente nossos filhos, netos e bisnetos, aprendendo conosco, poderão desfrutar das mesmas prerrogativas. Porém, o que estamos observando é que o progresso, o avanço tecnológico, o consumismo desmedido e quase inconsciente vêm se tornando uma ameaça velada. A Revolução Industrial permitiu uma velocidade maior nos processos de fabricação, que aliada aos veículos publicitários nos revelou um Universo de produtos cuja aquisição vem acontecendo de forma compulsiva.
Muitas vezes, um recurso a mais num equipamento, mesmo que sem importância em nosso dia a dia, nos estimula na troca daquele que vem nos atendendo plenamente em nossas necessidades... Difícil confessar que as substituições podem ocorrer pelo simples fato de podermos “ostentar” um produto melhor ou mais moderno do que o do nosso amigo, vizinho ou quem quer que seja ou ainda demonstrar que estamos sempre a par das últimas novidades! Queremos impressionar! É muito fácil perceber o consumismo desenfreado dos jovens, eternamente insatisfeitos e que se tornam reféns do marketing com apelos fascinantes e manipuladores. Fica claro também, que essa “mania de comprar” acaba por desestruturar a condição financeira das pessoas provocando comportamentos prejudiciais à boa convivência da família.
Do ponto de vista ambiental é muito fácil constatar sérios problemas ocasionados pelo aumento da extração de recursos naturais e do despejo de resíduos nocivos à capacidade de regeneração da natureza, indispensável para a sobrevivência humana. Felizmente, a reciclagem veio com o objetivo de apresentar meios simples e práticos para enfrentarmos a problemática dos diferentes tipos de lixo que estão causando a degradação ambiental prejudicando os seres humanos. Mas não é somente a reciclagem que poderá nos salvar, principalmente se entendermos que ainda há muito que investir nesse processo! Qual será então a herança que poderemos legar aos nossos descendentes, sobretudo àqueles que vivem bem próximos de nós? A resposta é simples... a CONSCIENTIZAÇÃO! O único caminho que pode nos levar à preservação do planeta é o da conscientização através da educação. Temos que ser o exemplo para poder cobrar. Como poderemos defender algo que não fazemos? Se nós tomarmos determinadas atitudes mostraremos que é possível e que outros também poderão fazê-lo. O processo educativo é fundamental para atingirmos todos os aspectos vivenciais do ser humano; o econômico, social, cultural, político, etc.
Será que a felicidade, a realização pessoal e o sucesso financeiro podem ser representados somente pelas aquisições onerosas que fazemos e pela quantidade de controles remotos que dispomos para viver na modernidade? Será que um celular comprado há um ano pode tornar nosso filho infeliz e mal agradecido? Será que trocando uma TV menor por uma maior, com tecnologia digital reunirá novamente uma família que há muito tempo não sabe o que acontece entre seus membros? Será que um computador de última geração poderá resgatar o que perdemos nas relações com nossos filhos? Se pensarmos mais friamente, concluiremos que o progresso vem nos distanciando da verdadeira felicidade... Não temos mais tempo para falar pessoalmente com nossos amigos, apenas mandamos e recebemos e-mails; não conversamos com nossos filhos pois eles passam a maior parte do tempo na frente de computadores, falando em celulares e ouvindo MP3, MP4 e por aí afora. E o que dizer de nós, preocupados em dar o melhor para nossos familiares? Se não estamos no trabalho, estamos no trânsito caótico provocado pelas vendas de carros através de ofertas mirabolantes, facilitadas em anos e anos de parcelas que muitos, infelizmente não conseguirão pagar até o fim! Ou então, estamos “fuçando” na Internet em busca de mais novidades eletrônicas para comprar em várias prestações... fazendo dívidas, na maioria das vezes, desnecessárias.
É preciso mudar e salvar o futuro! Devemos ser conscientes para poder CONSCIENTIZAR; perceber que dentro de nós existe uma Essência Divina que deve respeitar e reverenciar a Natureza. Somente esta herança poderá servir de proteção às futuras gerações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário