quarta-feira, 11 de julho de 2007

CIDADANIA

Ontem, no decorrer do dia, ouvindo, assistindo e lendo sobre o que vem acontecendo diariamente em nosso País, não pude deixar de questionar-me...”Por que continuamos sem coragem de lutar e resgatar nossa cidadania? Será que ainda sabemos qual é o seu verdadeiro significado?” Tentei lembrar: Cidadania é um conjunto de direitos políticos de que goza um indivíduo lhe permitindo interferir nos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo, ou seja, da liderança de um Estado ou de uma Nação e na administração dos mesmos, seja ao votar (direto), seja na ocupação de um cargo público (indireto).

Parece que todos nós estamos nos transformando em seres indiferentes, apáticos, que simplesmente ignoram as atitudes de escárnio, de desprezo de tantos (acho que infindáveis) políticos torpes e arrogantes que demonstram cinismo quando são flagrados em casos de corrupção ou envolvimento em algum tipo de escândalo. Será que alguma droga potente, vinda de algum lugar, vem sendo respirada por nós – além da poluição a que já nos acostumamos? Será um tipo de anestésico impregnando o ar, que insensibiliza nossa consciência e nos torna um povo que não se importa mais em ser enganado e rotulado como um “bando de idiotas”, deixando que o descaro, a impunidade e a violência se estabeleçam definitivamente em nossa rotina diária?

A maioria de nós costuma dizer que a culpa é da maioria do povo brasileiro, cidadãos, que infelizmente, têm pouco ou praticamente nenhum acesso à educação e a recursos básicos para uma vida saudável. São pessoas humildes, sem cultura e plenamente suscetíveis às propagandas enganosas de políticos inescrupulosos que os enganam com promessas de ajudas ínfimas (bolsa família, cestas básicas, auxílio escola, etc) conseguindo alavancar um número de votos significativos que podem fazer a diferença para alcançarem a eleição ou mesmo a reeleição. Esse bando de políticos espertos e canalhas tem explorado indefinidamente a ignorância de um povo sofrido, mal informado, com poucas esperanças de uma vida melhor e que se contentam com um simples prato de comida mais substanciosa além de uma pequena ajuda financeira mensal (para não dizer esmola!).

Então, aqueles que conseguem refletir, baseados na coerência de informações buscadas de forma responsável, acabam por se sentirem impotentes diante da situação de nosso governo e conseqüentemente, descrentes de que o Brasil tem condições de projetar uma imagem séria e exemplar diante de outros paises. Estamos perdendo a convicção de que a união, a harmonia, o respeito, a fé e a dignidade podem superar tudo isso. Cabe a nós que pertencemos a uma sociedade mais esclarecida, tentar reverter esse quadro político caótico, acreditando que, mesmo diante deste cenário tão sombrio, assistindo a desfechos vergonhosos de CPI’s, inquéritos e julgamentos, vítimas de uma violência sem limites, tentar resgatar a nossa cidadania!

Não devemos desistir de compartilhar novas esperanças e despertar nosso espírito de luta! Devemos acreditar que unidos e confiantes, poderemos criar perspectivas favoráveis e ajudar a resolver grande parte dos problemas que existem em nosso País. Sonia B. Appe – 11/07/2007

Nenhum comentário: