domingo, 26 de agosto de 2007

REFLETINDO SOBRE O FUTURO...

Conversando outro dia com um amigo meu, jornalista, começamos a questionar sobre assuntos relacionados ao comportamento das pessoas diante das perspectivas pouco animadoras no que se refere à preservação do nosso planeta. Durante todo o tempo, desde que abrimos nossos olhos ao acordar até o momento em que os fechamos ao deitar, somos alertados através de diferentes veículos de informação, sobre a necessidade premente de tomarmos atitudes ecologicamente corretas em termos de minimizar os efeitos causados pela emissão de gases que prejudicam a camada de ozônio, pelos acúmulos de lixo eletrônico, pela destruição de florestas, pelas poluições visuais, sonoras, pela poluição dos recursos hídricos, entre tantas outras modalidades de agressão ao meio ambiente.

Felizmente, já podemos observar que a “consciência ecológica” vem influenciando positivamente o comportamento de uma grande parte dos habitantes de nosso Planeta, ou seja, estamos pensando com maior preocupação sobre o direito das gerações futuras em herdar um mundo sem agressões ao meio-ambiente e com qualidade de vida plena.

É óbvio que além de desejarmos contribuir para um futuro saudável, também almejamos vivenciar um presente que nos proporcione tranqüilidade, segurança, condições mais humanas de sobrevivência e sobretudo nos permita conduzir nossa vida menos pautada no que chamamos de sistema capitalista. Contudo, estamos extremamente distantes de praticarmos ações expressivas e concretas, capazes de desacelerar o processo de destruição e desequilíbrio da natureza. Na verdade somos seres paradoxais... Apesar de sabermos o que deve ser feito, teimamos em escolher caminhos contraditórios e incoerentes. Criamos meios para melhorar nossa vida, mas desenvolvemos também os elementos e as situações que a fazem mais adversa e perigosa!

Os avanços tecnológicos são a prova disso... O lixo eletrônico por exemplo, representa um grave problema de coleta de resíduos de maior crescimento no mundo. Será que tanto fabricantes como consumidores são capazes de aceitar que os computadores e outros equipamentos eletrônicos podem ser utilizados durante um tempo maior do que os atuais? As vendas seriam prejudicadas e os consumidores ficariam descontentes pela falta de novidades... Quanto à telefonia móvel, os celulares, somos constantemente “bombardeados” pelas propagandas de milhares de modelos que provocam fascínio nas crianças, nos jovens e adultos, fazendo com que sejam trocados com uma freqüência praticamente desnecessária. Será que tantos fanáticos por esse aparelhinho pensam na quantidade de baterias que são descartadas e onde e como serão recicladas? A nível mundial, aproximadamente 11 toneladas são jogadas no lixo comum. Pilhas e baterias de celular e notebook demoram 500 anos para se decompor na natureza. Nos EUA mais de 300 milhões de equipamentos eletrônicos são jogados no lixo por ano, sendo que 60% ainda funcionam... São descartados para troca por outros mais modernos! Países ricos "exportam" sua sucata eletrônica para os países em desenvolvimento, que movimentam sua economia extraindo elementos como circuitos eletrônicos, cobre e alumínio. As placas de circuito eletrônico contém 40 vezes mais cobre do que o metal em estado bruto. Há mais ouro em uma tonelada de CPUS do que em 17 toneladas de ouro bruto.

As autoridades governamentais e principalmente os fabricantes ainda não despertaram para os problemas ocasionados pela falta de destinação adequada. Grande parte dos componentes destes aparelhos é recuperada por catadores e vendida para reutilização, mas durante o processo, pessoas e o meio ambiente ficam expostos aos perigos ocasionados pelo contato com metais como chumbo, mercúrio e outros, cujos resíduos prejudicam o corpo, solo e lençóis freáticos, causando danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e câncer, além de serem nocivos ao meio ambiente.

Acesse e saiba mais:
http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/020503_not01.asp

Já li algumas informações sobre nanotecnologia cujo princípio básico é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Através dessa tecnologia foram criados os nanotubos de carbono para aplicações mecânicas e eletrônicas em escala microscópica. http://www.inovacao.unicamp.br/report/news-nanotubos.shtml . Centenas de produtos que contêm nanotubos ou nanopartículas de diferentes elementos circulam no mercado sem a devida advertência, já que praticamente não existem regulações sobre este tipo de partículas. É muito preocupante porque podem estar em contato com a nossa pele, por meio de cosméticos e bloqueadores solares; também nos campos agrícolas, como os agrotóxicos; em nossos refrigeradores, como aditivos alimentares e em nosso corpo, como veículos para a administração de medicamentos. Além disso, estão presentes em peças de vestuário (roupas que não mancham), artigos de cozinha feitos de teflon, revestimento de fornos, filtros de máquinas de lavar, telefones celulares e outros. Os nanotubos de carbono com suas infinitas propriedades podem representar um perigo ainda ignorado para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Leia mais em :
http://www.imediata.com/biodiv/silviaribeiro_problenano.html

A modernidade nos trouxe conforto, mas também a possibilidade de prejudicarmos gravemente a nossa saúde, destruirmos os recursos naturais do planeta e como conseqüência comprometermos a nossa qualidade de vida! Infelizmente, muitas conquistas tecnológicas podem transformar esperanças em terríveis pesadelos.

Outros links pertinentes:
http://www.patrulhaecologica.org.br/reciclagemcoletaseletiva.htm
http://www.institutogea.org.br/8a.htm
http://www.recicloteca.org.br/ARTE.ASP

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

CANSEI – CANSAMOS... AGORA É A HORA! Movimento Cívico do dia 17-08-2007 (1 min de silêncio às 13:00 hs)

Quero acreditar que essa campanha veio para nos conscientizar definitivamente de que a hora chegou! A hora decisiva de darmos um BASTA na BANDALHEIRA que assola esse nosso Brasil! Hora de nos colocarmos como brasileiros que amam seu País, não apenas pelo futebol e carnaval, mas pelo seu potencial, pelas suas riquezas, pelos muitos seres humanos que são exemplares em suas profissões, em suas atitudes, ensinamentos e atos de cidadania; pela nossa capacidade de transformar e reverter circunstâncias dolorosas que muitas vezes são caracterizadas como permanentes e imutáveis.

AGORA É A HORA, SIM! Hora de demonstrarmos nosso patriotismo e desafiar aqueles que nos rotulam de “bando de idiotas...” Pior do que pertencer a um “bando de idiotas” é continuar fazendo parte de um bando de “sem atitude...”, cansados de não fazer nada por nós mesmos e pelo nosso País!


Nosso “GRITO” não pode continuar engasgado! Façamos dessa campanha, um símbolo desse “GRITO” de BASTA! De CHEGA de tanta afronta e indignidade!


Vivemos reclamando que não existem mais condições que justifiquem continuarmos morando nesse Brasil, em meio a tiroteios, roubos, seqüestros, assassinatos, perdendo pais, filhos e amigos em desastres aéreos que poderiam ser evitados; assistindo a desfechos vergonhosos de CPI’s, inquéritos, julgamentos; questionando pronunciamentos deslavados de políticos corruptos; ouvindo afirmações ignorantes e infantis de um Presidente que não viu nada, não sabe de nada e que ainda defende “amigos” (ou cúmplices?) de caráter duvidoso e procedimentos que afrontam nossa sociedade... e que estamos cansados de suportar tantos seres execráveis! MAS FAZEMOS O QUE PARA REVERTERMOS TAL SITUAÇÃO?

Mesmo com cenários tão sombrios não devemos desistir de compartilhar novas esperanças e despertar nosso espírito de luta para criarmos perspectivas favoráveis na busca de soluções de grande parte dos problemas que existem em nosso País. Não podemos continuar permitindo que a violência, a corrupção, o descaro e a impunidade se estabeleçam definitivamente em nossa rotina diária... Basta apenas que tenhamos a coragem de resgatar a nossa cidadania!

AGORA É A HORA, SIM! Hora de ostentarmos nossa bandeira, de hasteá-la ou estampá-la nas janelas, nos carros, em nossas roupas, nas carrocinhas de pipoca, nos carrinhos de cachorro quente, nas portas das lojas, nos supermercados, nas academias, nas bicicletas e nas motos, nas escolas, nos cadernos, nas fitas de cabelo, em nosso coração... Que poderosa seria essa energia nos envolvendo e se estendendo a todos os cantos e recantos desse Brasil! Um PROTESTO importante e decisivo, nos fazendo mais fortes!

AGORA É A HORA, SIM! Hora de tingirmos nossa alma e nosso coração de verde-amarelo, nos unindo e nos identificando uns com os outros, sinalizando (com bandeirinhas, sim!) que estamos prontos para lutar de alguma forma e impedir que tantos canalhas continuem nos enganando e nos manipulando; hora de cobrar punição para tanta sordidez e ousadia, pois precisamos acreditar que ainda existem cidadãos decentes nesse Brasil!


Acesse e demonstre a sua indignação! http://blog.cansei.com.br/

sábado, 11 de agosto de 2007

DIA DOS PAIS !

Meu querido e amado pai, sempre me lembro dele com extremo carinho, saudade e admiração, mas é nas vésperas do Dia dos Pais que essas recordações deixam meu coração um pouquinho mais apertado... Quando minha mãe faleceu há quase três anos, minha irmã e eu separamos e guardamos muitos objetos, pertences e alguns escritos, enfim, lembranças tanto dela como de meu pai. Entre as coisas que mais me encantaram foram suas lindas cartas de amor que papai escreveu para minha mãe quando eram namorados, noivos e depois de casados... No início deste mês de agosto as tirei de uma gaveta no armário de meu quarto e as reli... Muitas lágrimas escorreram em meu rosto e uma tristeza indizível engasgou-me, fazendo-me soluçar por ter perdido um ser tão especial, meu porto de abrigo, meu pai, falecido prematuramente devido a problemas sérios no coração. Talvez o amor tão incontido e tão sublime tenha sobrecarregado seu coração tão frágil e talvez não compreendido em toda sua plenitude...

Mesmo comovida senti também muito orgulho ao lembrar daquele de quem herdei o meu jeito de ser, minha alma sensível e minha forma de escrever ao colocar sentimentos no papel da mesma maneira como os coloco em minha vida. Papai não completou o segundo grau; saiu de casa em virtude do segundo casamento de meu avô após a morte de sua adorada mãe, minha avó Isaura. Deixou sua cidade natal, no interior de São Paulo devido às incompatibilidades com a madrasta e veio para a Capital onde conheceu minha mãe e se apaixonaram!

O mais incrível é que ao ler essas cartas, escritas com letras lindas, que parecem delineadas para convites especiais, impregnadas de sensibilidade, pureza, amor e paixão, qualquer pessoa jamais acreditaria que foram escritas por um jovem de vinte anos na época, que estudou por pouco tempo e teve que trabalhar com sacrifício, lutar por seu sustento, morando quase pobremente numa pensão mesmo sendo filho único de uma família abastada. Papai era um POETA! Tudo que escrevia transpirava sentimentos puros, extravasados em momentos mágicos...

Papai gostava de presentear minha mãe em datas especiais e colocava sempre junto ao presente um lindo cartão manifestando todo o seu amor e extrema dedicação. Creio que pouquíssimos homens souberam, sabem ou saberão amar tão verdadeiramente uma mulher como meu pai amou a minha mãe.

sábado, 4 de agosto de 2007

RECOMEÇAR ...

Durante esta semana assistimos e ouvimos muitas notícias sobre as informações contidas na caixa preta do Airbus A 320 da TAM, acidentado no dia 17 de julho. Por vários momentos senti um nó na garganta e uma vontade de chorar... Em alguns, chorei! Às vezes, durante o dia ou à noite, meus pensamentos misturam-se às imagens vistas nos noticiários, às visões das famílias e dos amigos de todas aquelas vítimas que desapareceram naquele acidente terrível! Sem perceber coloco-me no lugar das pessoas que vivenciam essa tragédia, como se estivesse vivendo um pouco o drama de cada uma. Sempre encarei esse meu sentimento como uma maneira de exercitar uma compreensão maior e superação em relação a tudo que me cerca... Tenho pensado muito sobre o fato de todos nós, depois de uma fatalidade como a que ocorreu, termos que continuar a viver sem o contato com o ente querido que se foi...

A nossa vida é como se fosse uma grande teia, tecida de finos fios, que podem ser dourados, prateados, azuis, vermelhos, amarelos, tirados do arco-íris, fios aveludados... mas que podem tornar-se negros e ásperos... Cabe a nós usarmos toda a energia de amor que possuímos, para tecê-los com sabedoria, com firmeza e de forma única, como um invólucro seguro! Essa teia é a nossa proteção e nela também abrigamos e protegemos nossa família e todos aqueles que nos são especiais. Mas apesar de todos os cuidados ela torna-se frágil e vulnerável às circunstâncias externas e aí, a teia se rompe, pois os fios não são suficientemente fortes para impedir que forças extremas a atinjam. Felizmente, a destruição nunca é total, deixando-nos a oportunidade de reconstruí-la, de recomeçar a tecer de uma outra maneira, já que as experiências passadas nos deram a possibilidade de aprendermos sobre sentimentos de perda, medo, angústia, mas também de alegria, amor e felicidade! Devemos aceitar que a vida se renova a cada instante, a cada minuto, a cada hora, a cada dia... E a isso podemos chamar de recomeço e o passado só deve interferir como um aprendizado!

A todos aqueles que nesse momento sofrem por tantas perdas irreparáveis, gostaria de manifestar minha solidariedade, acreditando que essa adversidade será superada e que só o tempo poderá cicatrizar as feridas desse sofrimento que parece consumir a alma, o coração e a esperança de cada um... Sonhos foram desfeitos, interrompidos... mas com certeza, a Força Divina que opera em nossa vida será o apoio fundamental para todos, inclusive para nós que participamos indiretamente dessa agonia tão intensa e que poderia ser também a nossa!