A cada dia que passa temos a necessidade de nos proteger, nos blindando com “Sistemas Anti“ algum elemento ou alguma situação! As invenções neste caso são ilimitadas! Quando se trata de Internet precisamos de anti-vírus, anti-spam, anti-hackers, anti-spywares, anti-pirataria e por aí afora... Em nosso cotidiano são indispensáveis os sistemas anti-roubo de veículos, anti-furto e anti-incêndio em lojas, residências, etc. Não podemos esquecer também dos sistemas anti-sinais ou anti-envelhecimento (cremes de beleza que retardam o envelhecimento); Anti-Estrias, Anti-Flacidez, Anti-Manchas, anti-Celulite, dos anti-embaraçantes e anti-queda (cabelos); dos anti-depressivos, anti-stress e anti-alérgicos.
Uma Indústria Automobilística Japonesa criou recentemente um sistema anti-embriagues que impede o deslocamento do carro. O equipamento detecta o cheiro de álcool através de sensores e reconhece sinais faciais de sonolência do motorista embriagado, por meio de uma câmera instalada no veículo que avalia o número de vezes que o condutor pisca. Quanto ao anti-doping já sabemos que tem causado situações dramáticas a muitos atletas! Ah, lembrei dos anti-embaçantes de vidros, dos anti-coagulantes!
Encontrei informações sobre um sistema anti-vibração, imaginem de que... de vinhos! Vibrações nas garrafas podem causar problemas de evolução bioquímica, ou seja, as vibrações podem acelerar o envelhecimento do vinho e favorecer a difusão do oxigênio na garrafa, fonte de oxidação do vinho. Então foram criados armários com compressor separado e com prateleiras montadas sobre amortecedores. Confesso que eu desconhecia esses detalhes. Também fiquei sabendo de um tipo de calcinha fabricada no Japão e vendida por U$17. A peça bloqueia raios infravermelhos que transpõem tecidos das calcinhas e mostram as partes íntimas das mulheres. Eu chamaria de anti- voyeur, pois o produto foi inventado para evitar que espertos ao modificarem a visão noturna de suas câmeras de vídeo não possam ver através de tecidos e revelar o que há por trás deles.
Fiquei interessada em conhecer mais sobre outros “anti” ... Eu não sabia que existia um sistema anti-roubo e arrombamento de tampas que cobrem o acesso à rede subterrânea nas ruas, ponto de entrada preferido de vândalos e sabotadores de cabos e equipamentos. O sistema impossibilita a retirada da tampa. Outro sistema, o anti-afundamento que é utilizado em caiaques. Existem também os anti-derrapantes, anti-reflexo. Já ouviram falar do anti-latido? Pois é, trata-se de uma coleira que capta o som do latido do cachorro emitindo um sinal sonoro numa freqüência especifica de adestramento que o faz parar de latir. Esse sinal é entendido pelo cão como um "não" e assim, após 4 ou 5 dias, o cachorro já associa a razão da correção sonora a seu latido, condicionando-se a não latir enquanto estiver com a coleira.
E lembrando de outros “anti”: os anti-fungos, anti-drogas, anti-radioativo, anti-sociais, anti-EUA, anti-democráticos, anti-republicanos, anti-consumistas, anti-globalização, anti-hackers, anti-cristianismo, ufa, é melhor parar por aqui! Com certeza esqueci de muitos outros! Para finalizar, gostaria de expor uma dúvida que me persegue. Por que ainda não foram criados sistemas tão extremamente necessários atualmente, como: ANTI-POLÍTICO CORRUPTO, ANTI- SENADOR LADRÃO, ANTI-ELEITOR IGNORANTE, ANTI-JUIZ CANALHA, ANTI-MINISTRO INCOMPETENTE, ANTI-BANQUEIRO GANANCIOSO, ANTI-EMPRESÁRIO INESCRUPULOSO, ANTI-PRESIDENTE CÍNICO e ANTI-ADEPTO DO PT? Um sistema bem moderno: Tais figuras seriam tele-transportadas imediatamente para outro Planeta tão logo fossem detectadas! Até que sou boazinha, né? Nem pensei em fazer desaparecer...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário