terça-feira, 21 de maio de 2013

Virada Cultural em São Paulo

Lamentavelmente, mais uma vez, percebemos que o lazer cultural gratuito ainda está longe de ser um caminho saudável para proporcionar ao povo alguns momentos de entretenimento sem necessidade de pagar por isso. Há 9 anos a Prefeitura de São Paulo promove anualmente por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a São Paulo Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura e rede SESC-SP. Além desses parceiros oficiais, outras instituições juntam-se voluntariamente ao evento. Os visitantes circulam pelas ruas da cidade e assistem às apresentações como dança, música, artes cênicas, artes plásticas,  etc. Essa festa de arte é uma oportunidade de artistas e público se aproximarem mais, uma chance de maior cumplicidade entre fã e ídolo. 
   
Sabemos que Cultura está limitada a poucos pois o acesso a bons espetáculos, ingressos de teatro e cinema, os preços de livros e outras manifestações artísticas são bem caros, acima do poder aquisitivo da maioria do brasileiros. É perceptível o cuidado na organização desse megaevento com atrações para milhares de pessoas de diferentes gostos, mas, infelizmente, principalmente na madruga de sábado para domingo, o evento foi marcado por atos de violência, vandalismo, arrastões, furtos e bebedeiras. 

Desviando da Virada... paremos para pensar... Não está na hora de educar as crianças, adolescentes, jovens para considerarem que tantos infratores espalhados por aí são o resultado da gravidez precoce e irresponsável? Centenas de crianças nascendo sem as mínimas condições de um lar descente, sendo abandonadas nas ruas, convivendo desde cedo com maus tratos, drogas e péssimos exemplos, muitas vezes com pais pervertidos e/ou viciados. A consequência? Estamos vivenciando dias após dia, a imoralidade, o desregramento e a crueldade nos comportamentos dessas pessoas, que não foram criadas com afeto familiar e os cuidados necessários para se tornarem indivíduos de bem. Educação é esclarecimento!
  
Há alguns anos o sexo é abordado abertamente na televisão e nas revistas. Essa abordagem precisa chegar às escolas como uma orientação necessária! A desinformação e a fragilidade da educação sexual é gritante!  Assuntos como sexo, gravidez e drogas são restritos a projetos governamentais limitados a campanhas esporádicas direcionadas apenas à conscientização de métodos contraceptivos. O futuro do Brasil deve ser a maior preocupação do governo e da sociedade em relação aos reforços do seu alicerce na educação familiar e escolar. 

Mesmo com tantas confusões, a Virada Cultural de certa forma, deixou um resultado positivo para a cidade de São Paulo. As 900 atrações foram aproveitadas por quatro milhões de pessoas que circularam pela cidade.

Nenhum comentário: